28 de agosto de 2023

 Botafogo: poucos passos para a conquista do Campeonato brasileiro de 2023

       Foto arquivo. Botafogo na ultima 'corrente' antes do jogo

Com uma campanha invejável, o Botafogo de Futebol e Regatas tem tudo para se tornar, após 28 anos, o legitimo campeão do futebol brasileiro, na atual temporada.

Após 21 rodadas, faltando apenas 17 jogos, o Alvinegro carioca conquistou 51 pontos, com 16 vitorias, 3 empates e apenas 2 (duas) derrotas, 


    Foto arquivo. Tiquinho Soares o artilheiro do campeonato com 13 gols

Além do artilheiro do campeonato, o Botafogo tem o melhor ataque com 38 gols, a melhor defesa da competição com apenas 11 gols sofridos e o melhor saldo de gols, 27.

Quem mais se aproxima do Fogão é o Palmeiras com 40 pontos, portanto com 11 pontos a menos

Considerando os últimos campeões, conforme quadro abaixo, na média, o Glorioso precisa fazer mais 28 pontos, ou seja mais 9 vitorias e um empate, chegará a 79 pontos, é difícil? pela campanha do primeiro turno será fácil, fácil. Agora considerando que o Botafogo passou a ser o time da moda, o time  a ser batido, vai ficar cada vez mais difícil, a cada rodada a luta será maior, mais nada que impeça a conquista do campeonato.


De acordo com os números dos últimos 11 campeões brasileiros, o maior pontuador foi o Flamengo de Jorge Jesus com 90 pontos em 2019 e curiosamente o campeão com menor número de pontos também foi o Flamengo, de Rogerio Ceni, com apenas 71 pontos, em 2020.

A pontuação dos últimos 11 campeões, teve em média 79,27 pontos.

  • 2012 - Fluminense (77 pontos)
  • 2013 - Cruzeiro (76 pontos)
  • 2014 - Cruzeiro (80 pontos)
  • 2015 - Corinthians (81 pontos)
  • 2016 - Palmeiras (80 pontos)
  • 2017 - Corinthians (72 pontos)
  • 2018 - Palmeiras (80 pontos)
  • 2019 - Flamengo (90 pontos)
  • 2020 - Flamengo (71 pontos)
  • 2021 - Atlético-MG (84 pontos)
  • 2022 - Palmeiras (81 pontos)
  • 2023 - Botafogo (....pontos)
Pelo futebol que está jogando, principalmente nos aspectos físico e tático,  o Botafogo vai levar essa Taça com a genialidade de Didi, Mané Garrinha e de Nilton santos, que lá do céu estarão aplaudindo de pé o merecido titulo do Botafogo.
Resta saber em qual rodada a torcida soltará o grito de é campeão, é campeão, é campeão, é...

Pronto falei - Toca o Barco
Josafá Gomes 

Apoio: Clínica de Fisioterapia Markezy, Sorveteria Luigi e ZeppTour

3 de agosto de 2023


A primeira medalha olímpica do Brasil é de um macaense


No dia de hoje, ou seja, em 2 de Agosto de 1920, há exatos 103 anos, o cidadão macaénse e torcedor fervoroso do Fluminense, Afrânio Antônio da Costa no tiro e na bala conquistava a primeira medalha olímpica para o Brasil.

A bala foi de prata e a medalha também.

No dia seguinte,
Guilherme Paraense   conquistava a de ouro e a equipe a de bronze. Tudo no tiro.

O feito foi na Antuérpia, cidade Bélgica.

Em reunião com o atual Prefeito, Welberth Resende este comentarista explanou sobre a importância de uma homenagem para o nosso herói e foi atendido, com a promessa que a homenagem será através de uma estátua no parque da cidade e será inaugurada, junto com o novo parque, em abril de 2024. 

E mandou fazer uma Lei municipal, de forma que todo macaénse que se destacar no esporte ganhará a honraria, em forma de medalha, Afrânio Antônio da Costa

Sensacional.

Pronto falei - Toca o Barco

Josafa Gomes




Agressão no futebol, sinal amarelo no vermelho e preto

Flamengo

                      foto arquivo jogador Pedro

No último sábado, 29 de julho,  após uma grande vitória em Minas Gerais, sobre o Atlético por 2a1, de virada, o preparador físico Pablo Fernandez, do Flamengo, agrediu o jogador Pedro com um violento soco no rosto , ofuscando dessa forma violenta, o feito de dentro das 4 (quatro) linhas.

No dia 08 de julho, no jogo entre Palmeiras e Flamengo, em São Paulo, um torcedor rubro-negro atirou uma garrafa de vidro, de cerveja, e matou uma torcedora do Palmeiras. Gabriela Anelli, de apenas 23 anos, veio a óbito por esse ato de violência.

No dia de ontem, em Macaé, na final da Brasil Soccer Cup, como jornalista, estava dentro do campo para registrar e comentar o jogo entre Flamengo x Santos, uma competição Sub16, com jogadores abaixo de 17 anos, tendo a sua grande maioria nascida em 2007.

Na fase de mata-mata, nas oitavas, pude assistir também a decisão por pênaltis entre Santos e Botafogo, vencida pela equipe paulista e a cada gol convertido os atacantes esculachava os goleiros, com palavrões e gestos obscenos, tanto de um lado como do outro. 

Nessa mesma fase, no jogo de Fluminense x Palmeiras, vencido pelo "porco" por 2a1, no final da partida aconteceu um tremenda confusão com a maioria dos jogadores se enfrentando na porrada dentro do campo. Lamentável.

E ontem na final, pude presenciar as agressões verbais dos treinador e comissão técnica do Flamengo, do deu treinador Raphael, contra a arbitragem e o Técnico do Santos, que reagiu também revidando o treinador rubro-negro. Os palavrões saiam da cada boca como se fossem carros saindo dos túneis do Rio após as 17h. 

Partindo do principio que tudo começa na formação do jogador na base, na parte física, técnica, tática e mental. É o berço, onde tudo começa e se arrasta por toda a sua curta carreira. Tem um verso bíblico que diz, "ensina o seu filhoo caminho que deve andar, quando ele crescer nunca se esquecerá dele". Bons exemplos na base ajudam bastante na formação de  cada jogador.

Por tudo isso vejo que os treinadores da base precisam pensar mais na formação de jogadores do que de resultados de campo.

Quando você pensa em resultado de campo, a tendência é fazer de tudo para ganhar. Acreditamos que um time pode conseguir vitorias sem essa agressividade toda, focando apenas no jogo, no sistema tático e naturalmente mental. 

Diante de tanta violência, tanto no esporte quanto no mundo, será que não está na hora de os clubes repensarem um outro modelo de formação de atletas? Destacando a importância de se conseguir as vitorias, sim, sem tanta agressividade? Pense nisso.

Pois é, essa matéria era para destacar as vitorias do Flamengo tanto em Macaé, conquistou mais um titulo da base, o Bi Campeonato, como em Belo Horizonte quando venceu o Atlético de virada, mais ficará para a próxima  crônica.

Pronto Falei - Toca o Barco

Josafá Gomes